Régis Savietto Frati, um combatente pelos trabalhadores

por jawsdigital. 27 jan 2021 . 13:44

Régis Savietto Frati foi uma grande referência para a esquerda brasileira e, em especial para o movimento sindical. Militante desde sempre, ele era filho de Rolando Fratti – sindicalista, militante do Partido Comunista, preso e exilado com o Golpe Militar de 1964, Regis em muito contribuiu com seu pensamento na elaboração de ações e em momentos de decisivos nas direções de sindicatos e partidos.

Integrou o Partido Comunista Brasileiro (PCB), desde muito jovem. Estudou no Senai, foi metalúrgico da Ford, no ABC paulista, de onde foi demitido após a notícia da prisão do seu pai pela ditadura militar.

A partir de então foi um aguerrido combatente contra a ditadura, chegando a ser exilado em Moscou, junto com outros membros do PCB.

Assessorou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a direção nacional da Força Sindical e do Sindicato Nacional dos Aposentados.

Sem quadros como ele nosso campo progressista e o movimento dos trabalhadores estariam com uma mentalidade de décadas atrás. Pensador, conselheiro, assessor sindical ele com certeza fez a diferença. Por isso, hoje, 27 de janeiro, quando foi divulgada a notícia de seu falecimento, é um dia de grande perda. Não apenas para sua família e amigos, mas para todo o movimento. Mais do que isso, para o país.

Nossos mais sinceros pêsames à família, aos companheiros de luta e aos amigos.

Régis Frati presente!

Milton Cavalo, presidente do Centro de Memória Sindical

Velório no dia 28/01, quinta-feira, das 14 às 15, crematório da Vila Alpina (Avenida Francisco Falconi, nº 437, Vila Alpina.)

Comentários



ÚLTIMAS DE

Noticias

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons