27 jan 2021 . 13:44
Régis Savietto Frati foi uma grande referência para a esquerda brasileira e, em especial para o movimento sindical. Militante desde sempre, ele era filho de Rolando Fratti – sindicalista, militante do Partido Comunista, preso e exilado com o Golpe Militar de 1964, Regis em muito contribuiu com seu pensamento na elaboração de ações e em momentos de decisivos nas direções de sindicatos e partidos.
Integrou o Partido Comunista Brasileiro (PCB), desde muito jovem. Estudou no Senai, foi metalúrgico da Ford, no ABC paulista, de onde foi demitido após a notícia da prisão do seu pai pela ditadura militar.
A partir de então foi um aguerrido combatente contra a ditadura, chegando a ser exilado em Moscou, junto com outros membros do PCB.
Assessorou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a direção nacional da Força Sindical e do Sindicato Nacional dos Aposentados.
Sem quadros como ele nosso campo progressista e o movimento dos trabalhadores estariam com uma mentalidade de décadas atrás. Pensador, conselheiro, assessor sindical ele com certeza fez a diferença. Por isso, hoje, 27 de janeiro, quando foi divulgada a notícia de seu falecimento, é um dia de grande perda. Não apenas para sua família e amigos, mas para todo o movimento. Mais do que isso, para o país.
Nossos mais sinceros pêsames à família, aos companheiros de luta e aos amigos.
Régis Frati presente!
Milton Cavalo, presidente do Centro de Memória Sindical
Velório no dia 28/01, quinta-feira, das 14 às 15, crematório da Vila Alpina (Avenida Francisco Falconi, nº 437, Vila Alpina.)
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL