Sai do ar Câmera Aberta Sindical
17 fev 2016 . 15:18
Após 11 anos de apresentação, toda quarta feira, ao vivo, sai do ar o programa Câmera Aberta Sindical, exibido, ininterruptamente, na TV Comunitária da Cidade de São Paulo. Durante os onze anos de existência, o Câmera foi produzido pela Agência Sindical e apresentado por João Franzin, jornalista coordenador da Agência. As razões sobre o fim do programa são alheias à vontade do apresentador e da produtora. Foi elaborado um relatório sobre o histórico do programa, o trabalho de produção, edição, apresentação e outras iniciativas operacionais ou editoriais, nesses 11 anos, que será divulgado e postado no site.
O jornalista João Franzin afirma: O programa cumpriu seu objetivo de dar voz a todas as correntes do movimento sindical. Do presidente Lula a uma humilde trabalhadora que varre ruas no Centro de São Paulo, todos puderam expor suas opiniões ou revelar seu trabalho. Ele comenta: Nunca houve qualquer precondição para participações, a não ser a condição sindical ou a ligação do convidado com o mundo do trabalho. E completa: As sucessivas direções da emissora sempre respeitaram a autonomia editorial do Câmera Aberta Sindical.
Conjuntura – A TV brasileira perde seu único programa sobre o mundo do trabalho num momento em que a classe trabalhadora sofre o impacto da crise econômica e veículos da grande mídia acirram os ataques ao sindicalismo.
YOUTUBE – O Câmera pode ser assistido no canal no
YouTube da Agência Sindical. Os programas de maior peso sindical ou histórico serão doados ao Centro de Memória Sindical.