24 jun 2015 . 13:34
Em sua Fundação, no ano de 2000, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, reuniu mais de 5.000 aposentados e fundou o que viria a ser o maior Sindicato da América Latina.
O processo que culminou com a criação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) ocorreu na virada do século, em 2000, ainda na era FHC. A criação de um sindicato de aposentados é tema antigo de discussão entre militantes e teóricos do movimento. A iniciativa de concretizar esta ideia partiu da diretoria da Força Sindical, fortemente incentivada pelo presidente Paulinho, que percebeu que havia espaço no Brasil para se criar uma instituição poderosa que representasse o crescente contingente de aposentados, a exemplo da UIL Pensionati italiana.
O Sindicato Nacional dos Aposentados, um dos principais sindicatos surgidos ao longo destes vinte anos, assumiu a tarefa de tratar de temas específicos deste segmento, tanto do ponto de vista econômico quanto do da saúde e integração social. Entre as conquistas do Sindnapi destacam-se a política de recuperação do salário mínimo, a conquista de medicamentos mais baratos, a antecipação do reajuste para aposentados de maio para janeiro, além da luta pela recuperação das perdas dos planos econômicos e nas poupanças. Outra grande bandeira do Sindicato é a tentativa de provar na Justiça a inconstitucionalidade do fator previdenciário, que, segundo Inocentini, reduz os benefícios de quem vai se aposentar.
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL