Carlos Chagas

15 ago 2022 . 03:00

Carlos Chagas (Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas), Oliveira (MG), 09/07/1878 – Rio de Janeiro (RJ), 08/11/1934. Biólogo sanitarista

Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador . Dedicou-se ao estudo das doenças tropicais. Descobriu o protozoário causador da doença de Chagas, ao qual deu o nome Trypanosoma Cruzi.

Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Oliveira, em Minas Gerais no dia 9 de Julho de 1879. Filho do cafeicultor José Justino Chagas e Mariana Cândida Ribeiro de Castro, ficou órfão de pai quando tinha quatro anos de idade. Com 7 anos, foi mandado para o Colégio São Luís, em Itu no interior de São Paulo.

Em 1907, Carlos Chagas assumiu a chefia de uma comissão designada para combater uma epidemia de malária que se espalhava entre os trabalhadores que instalavam uma linha de trem na cidade de Lassance, em Minas Gerais.

Durante dois anos trabalhando em um pequeno laboratório instalado em um vagão de trem, em 1909, as pesquisas de Carlos Chagas tomaram novo rumo, pois na região, muitas pessoas morriam de uma doença desconhecida e, depois de uma autópsia, descobriu grandes lesões no músculo cardíaco da uma vítima.

Pouco depois, descobriu um inseto chamado barbeiro que tinha o hábito de picar o rosto e chupar o sangue das pessoas. Ao examinar o inseto, encontrou em seu intestino uma nova espécie de protozoário flagelado, que mais tarde chamou de Trypanosoma cruzi (em homenagem a Osvaldo Cruz).

No dia 22 de abril de 1909, a descoberta da doença, que depois receberia o nome de Chagas, foi publicada na Revista Brasil-Médico. Em agosto desse mesmo ano, Carlos Chagas publicou o primeiro volume da revista do Instituto Osvaldo Cruz, um estudo completo sobre a doença de Chagas e o ciclo evolutivo do protozoário causador da doença.

Fonte: Ebiografias

Comentários



ÚLTIMAS DE

BRASIL 200

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Leia aqui o livro A História dos Metalúrgicos de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

VER MATÉRIA

Tonico e Tinoco cantam: Vida de Operário

Música e Trabalho

Apesar do perfil conservador e ufanista que marcava (e ainda marca) a música sertaneja, Vida de Operário, de Tonico e Tinoco, destoa da maioria, até...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons