Carlos Chagas

15 ago 2022 . 03:00

Carlos Chagas (Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas), Oliveira (MG), 09/07/1878 – Rio de Janeiro (RJ), 08/11/1934. Biólogo sanitarista

Carlos Chagas (1879-1934) foi um médico sanitarista e pesquisador . Dedicou-se ao estudo das doenças tropicais. Descobriu o protozoário causador da doença de Chagas, ao qual deu o nome Trypanosoma Cruzi.

Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Oliveira, em Minas Gerais no dia 9 de Julho de 1879. Filho do cafeicultor José Justino Chagas e Mariana Cândida Ribeiro de Castro, ficou órfão de pai quando tinha quatro anos de idade. Com 7 anos, foi mandado para o Colégio São Luís, em Itu no interior de São Paulo.

Em 1907, Carlos Chagas assumiu a chefia de uma comissão designada para combater uma epidemia de malária que se espalhava entre os trabalhadores que instalavam uma linha de trem na cidade de Lassance, em Minas Gerais.

Durante dois anos trabalhando em um pequeno laboratório instalado em um vagão de trem, em 1909, as pesquisas de Carlos Chagas tomaram novo rumo, pois na região, muitas pessoas morriam de uma doença desconhecida e, depois de uma autópsia, descobriu grandes lesões no músculo cardíaco da uma vítima.

Pouco depois, descobriu um inseto chamado barbeiro que tinha o hábito de picar o rosto e chupar o sangue das pessoas. Ao examinar o inseto, encontrou em seu intestino uma nova espécie de protozoário flagelado, que mais tarde chamou de Trypanosoma cruzi (em homenagem a Osvaldo Cruz).

No dia 22 de abril de 1909, a descoberta da doença, que depois receberia o nome de Chagas, foi publicada na Revista Brasil-Médico. Em agosto desse mesmo ano, Carlos Chagas publicou o primeiro volume da revista do Instituto Osvaldo Cruz, um estudo completo sobre a doença de Chagas e o ciclo evolutivo do protozoário causador da doença.

Fonte: Ebiografias