02 maio 2012 . 11:04
Diferente da maior parte das produções nacionais “Dois Filhos de Francisco” mostra um Brasil belo, no qual pessoas batalhadoras conseguem realizar seus sonhos
FONTE: Carolina Maria Ruy
2 Filhos de Francisco – A História de Zezé di Camargo e Luciano
2005, Brasil
Breno Silveira
Com Ângelo Antonio, Dira Paes, José Dumont, Márcio Kieling, Thiago Mendonça
Francisco Camargo é um lavrador que vive em uma casinha de adobe com sua mulher e seus nove filhos, em Pirenópolis, Goiás, a horas distante do vilarejo mais próximo. Ele é um brasileiro sem instrução, dinheiro e, muitas vezes, sem ter o que comer. Mas que tem um grande sonho. E sua simplicidade é seu maior trunfo.
Ele não mede esforços para transformar dois de seus filhos em uma dupla sertaneja. E, a partir do pouco que tem, cria meios para fazer com que os meninos ensaiem, se apresentem e se familiarizem com o mundo musical.
Os filhos, então, participam de festas regionais e concursos. O pai os leva a fim de que mostrem o “talento”, regado à dedicação, sacrifícios e paixão.
Ao longo do período em que se passa o filme, a vida daquela família sofre muitos reveses. Eles perdem a casa e são obrigados a migrar para a cidade. O pai e os irmãos mais velhos, acostumados ao meio rural, tem que se acostumar com o árido trabalho na cidade. Vale lembrar que, se hoje as condições de trabalho na construção civil nos centros urbanos chegam a ser atraentes para os jovens, naquela época, décadas de 1970 e 80, a realidade era bem diferente e o elevado nível de desemprego no Brasil levava os trabalhadores a submeterem-se à situações precárias de trabalho.
Mas o pai não desiste e seu filho mais velho, Mirosmar, acaba por tomar para si este sonho. Ele vira Zezé di Camargo e passa a contar com seu irmão Welson, que se torna Luciano, o parceiro com quem levará adiante a carreira musical.
Dai para frente a história é conhecida.
O mais interessante no filme é que a consagrada dupla sertaneja é apenas um pretexto para contar a história do trabalhador rural apaixonado por música, Francisco Camargo.
Diferente de Woody Allen, aquele diretor que também gosta de abordar, em seus filmes, o meio artístico como oficio, com um cinismo sofisticado e uma aura de glamour, 2 Filhos de Francisco mostra como a carreira dos músicos Zezé di Camargo e Luciano é conquistada a base de muito esforço, humildade, ingenuidade e com uma criatividade que está, para além da arte, que se revela na capacidade de driblar a miséria, a exclusão e a carência social.
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL