2 Filhos de Francisco – A História de Zezé di Camargo e Luciano

02 maio 2012 . 11:04

 

Diferente da maior parte das produções nacionais “Dois Filhos de Francisco” mostra um Brasil belo, no qual pessoas batalhadoras conseguem realizar seus sonhos

FONTE: Carolina Maria Ruy

2filhos-1

2 Filhos de Francisco – A História de Zezé di Camargo e Luciano
2005, Brasil
Breno Silveira
Com Ângelo Antonio, Dira Paes, José Dumont, Márcio Kieling, Thiago Mendonça

Francisco Camargo é um lavrador que vive em uma casinha de adobe com sua mulher e seus nove filhos, em Pirenópolis, Goiás, a horas distante do vilarejo mais próximo. Ele é um brasileiro sem instrução, dinheiro e, muitas vezes, sem ter o que comer. Mas que tem um grande sonho. E sua simplicidade é seu maior trunfo.

Ele não mede esforços para transformar dois de seus filhos em uma dupla sertaneja. E, a partir do pouco que tem, cria meios para fazer com que os meninos ensaiem, se apresentem e se familiarizem com o mundo musical.
Os filhos, então, participam de festas regionais e concursos. O pai os leva a fim de que mostrem o “talento”, regado à dedicação, sacrifícios e paixão.

Ao longo do período em que se passa o filme, a vida daquela família sofre muitos reveses. Eles perdem a casa e são obrigados a migrar para a cidade. O pai e os irmãos mais velhos, acostumados ao meio rural, tem que se acostumar com o árido trabalho na cidade. Vale lembrar que, se hoje as condições de trabalho na construção civil nos centros urbanos chegam a ser atraentes para os jovens, naquela época, décadas de 1970 e 80, a realidade era bem diferente e o elevado nível de desemprego no Brasil levava os trabalhadores a submeterem-se à situações precárias de trabalho.

Mas o pai não desiste e seu filho mais velho, Mirosmar, acaba por tomar para si este sonho. Ele vira Zezé di Camargo e passa a contar com seu irmão Welson, que se torna Luciano, o parceiro com quem levará adiante a carreira musical.

Dai para frente a história é conhecida.
O mais interessante no filme é que a consagrada dupla sertaneja é apenas um pretexto para contar a história do trabalhador rural apaixonado por música, Francisco Camargo.

Diferente de Woody Allen, aquele diretor que também gosta de abordar, em seus filmes, o meio artístico como oficio, com um cinismo sofisticado e uma aura de glamour, 2 Filhos de Francisco mostra como a carreira dos músicos Zezé di Camargo e Luciano é conquistada a base de muito esforço, humildade, ingenuidade e com uma criatividade que está, para além da arte, que se revela na capacidade de driblar a miséria, a exclusão e a carência social.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons