60 obras de resistência à ditatura militar

27 mar 2024 . 18:21

Em abril de 2024 o golpe militar brasileiro completará 60 anos. Trata-se de uma infeliz efeméride, mas que precisa não apenas ser lembrada como ser objeto de reflexão.

Neste sentido, formamos, através do Centro de Memória Sindical,  e com apoio das das centrais sindicais Força Sindical, UGT e CTB, um grupo de jornalistas composto por André Cintra, Andressa Schpallir, Carolina Maria Ruy, Fabio Ramalho, Susana Buzeli e Val Gomes, para produzir uma lista de 60 obras artísticas e culturais que fazem referência àquele período sombrio que se estendeu de 1964 a 1985.

As obras produzidas no contexto da ditadura são marcantes e entraram para a história do Brasil ao criar um imaginário coletivo acerca da repressão e da resistência. A arte nos proporciona uma visão ampla e sensível sobre diferentes aspectos que eram a realidade daqueles anos e sobre os quais era proibido falar abertamente, como censura, exílio, tortura, assassinatos, repressão à greve.

São filmes, músicas, livros, peças de teatro, fotos, artes gráficas, charges entre outras obras organizadas em ordem de lançamento.

A seleção ficará hospedada no site do Centro de Memória Sindical e nos sites das entidades que apoiarem.