A classe operária vai ao paraíso (La classe operaia va in paradiso)

02 maio 2012 . 17:04

1971, Itália Elio Petri

FONTE: Carolina Maria Ruy

aclasse-1

Subir na carreira, garantir o básico daquilo que se pode consumir e almejar pequenas tentações da sociedade de consumo ou arriscar-se na luta por um mundo sem desigualdade social?
Este impasse ideológico de muitos trabalhadores é o mote do premiado A classe operária vai ao paraíso.

O filme conta a história de Lulu, um metalúrgico extremamente dedicado. Tal dedicação faz com que ele seja adorado por seus patrões e odiado por seus colegas, que o consideram alienado e despolitizado. De fato, o operário não se envolve em protestos sociais. Ele vive sonhando com aquilo que imagina que o dinheiro lhe permitirá consumir. Eis que um acidente reverte esta história. Ao operar sua máquina de trabalho Lulu perde um dedo. Sentindo-se injustiçado, descobre a vida sindical. Ao se politizar ele ainda tropeça nos desejos pela sociedade de consumo. Neste processo de conscientização política, em contrapartida ao consumismo, despontam como vozes que o orientam: o radicalismo do movimento estudantil, o pragmatismo do movimento operário e o companheirismo do velho Militina, operário que acaba enlouquecendo devido às condições do trabalho na fábrica.

Perder o dedo é um choque de realidade. Com isso Lulu percebe que a vida propagada pelo mercado capitalista talvez não esteja ao seu alcance. Ele é, então, impelido a ver sua situação de outra forma. O acidente faz com que Lulu se veja como parte integrante de uma classe social, a classe operária.

Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1972.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons