A luta pela esperança (Cinderella Man)

por Memória Sindical. 02 maio 2012 . 12:27

James J. Braddock representa duplamente o trabalhador. No sentido simbólico, como um pugilista, uma vez que o trabalho é ação física, material, corpórea, muitas vezes dura e sacrificada. E no sentido concreto, como um homem que tem que trabalhar para viver, e que mesmo com dificuldades, é batalhador e determinado.

FONTE: Carolina Maria Ruy

aluta-1

A luta pela esperança (Cinderella Man)
EUA, 2005
Ron Howard
Com Russel Crowe, Renée Zellweger, Joe Goul, Paul Giamatti, Max Baer

Braddock iniciou sua vida como pugilista profissional aos 21 anos, em 1926. Teve um início arrasador, mas como é típico da profissão, um acidente abalou seu sucesso.
Daí para frente ele passa pelas piores situações, mas nunca perde a esperança de viver dignamente com a esposa e os três filhos.
O filme “A luta pela esperança” mostra sua trajetória e seu amadurecimento. De forma inteligente ele leva para o boxe valiosas lições de vida. As dificuldades o fortalece. O trabalho duro o fortalece.
Interessante notar como, até mesmo no boxe, esta profissão calcada na brutalidade, a inteligência e o equilíbrio psicológico são bem vindos.
A história real de James J. Braddock parece mesmo um filme. E caiu como uma luva para os roteiros com finais felizes de Hollywood. No bojo da avassaladora crise de 29, que jogou na lama milhares de estadunidenses, Braddock foi do fundo do poço aos píncaros da glória. Não à toa ficou conhecido como o Homem Cinderela.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Vote pra valer! Não desperdice o seu direito conquistado

Apostilas de Formação

A descrença com a política é compreensível frente à flagrantes de corrupção, de mau uso do patrimônio público e da precária oferta de serviços e...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL