História Real (The Straight Story)

por Memória Sindical. 02 maio 2012 . 11:37

Esta é a história de uma viagem vivida lentamente. História do homem em contato com seu meio. E da rara maturidade de quem atingiu a sabedoria de discernir o que é essencial.

FONTE: Carolina Maria Ruy

historia-1

História Real (The Straight Story)
1999, EUA
David Lynch
Com Richard Farnsworth, Sissy Spacek, Jane Galloway Heitz, Everett McGill

Em uma pacata cidade de Iowa, no Centro-Oeste americano, vive Alvin Straight (Farnsworth), de 73 anos, com sua filha Rosie (Spacek).
Ele é teimoso, como uma criatura que nasceu e cresceu no coração dos Estados Unidos. É feito do barro e do sangue dos caubóis e dos soldados que habitam as entranhas da história daquele país.
Em sua rusticidade ele guarda a sabedoria dos velhos bem vividos. Homem reservado e de poucas palavras. Mas com olhos que entregam as dores e os prazeres de sua alma.
Alvin vive a seu modo. Quando avisado que seu irmão Lyle – que mora em Winsconsi, a 510 quilômetros dali, e com quem não fala há dez anos – sofreu um derrame, ele sabe que, a seu modo, precisa estar ao lado do irmão.
Uma viagem destas, em nosso tempo, poderia ser simples.
Mas, sendo ele firme e constante como a lei da natureza, parte, sem que ninguém possa impedi-lo, a bordo de um cortador de gramas motorizado.
Não estamos falando de um tempo antes do século 19, quando se demoravam meses para atravessar algumas centenas de quilômetros.
Trata-se do ano de 1994, pós explosão e consolidação de rodovias e indústria automobilística. Trata-se de estar, por opção, na contramão da era da velocidade.
O filme, desta forma, baseado em uma história real, faz uma reflexão sobre o tempo, o espaço e a vida. Não uma reflexão sobre uma ideia existencial e filosófica da vida. Mas sobre a vida material, que se concretiza no tempo sensível e no espaço sensível.
O verdadeiro Alvin (1920-1996), segundo sua biografia, tinha de fato essa natureza. Sua viagem durou cerca de seis semanas.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Vote pra valer! Não desperdice o seu direito conquistado

Apostilas de Formação

A descrença com a política é compreensível frente à flagrantes de corrupção, de mau uso do patrimônio público e da precária oferta de serviços e...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL