Lições de um sonho

por Memória Sindical. 07 jun 2012 . 13:06

licoes

Lições de um sonho (Der ganz große traum)
Alemanha, 2011
Sebastian Grobler
Com Daniel Bruhl


Por Carolina Maria Ruy

Baseado em uma história real, Lições de um Sonho conta como o professor de inglês Konrad Koch, ao retornar de seus estudos na Universidade Oxford, Inglaterra, para a Alemanha em 1874, usou o futebol como um instrumento pedagógico na transmissão de valores e regras aos seus alunos.

Naquela época, o futebol era algo estranho para a rígida cultura germânica. Esporte de movimento, agilidade, esperteza, o futebol, quando deu as caras através do professor de língua inglesa, Konrad Koch, mais parecia uma subversão dos jovens aos olhos da velha e sisuda burguesia.

Na escola só para meninos em Braunschweing, onde lecionava, Koch enfrentou uma mentalidade de preconceitos e de discriminação social, repassada de geração à geração. Além disso, para piorar sua situação, o principio da rigidez alemã, naquele momento, em meio ao Império alemão no século XIX, tinha como foco um dia invadir as ilhas britânicas.

licoes-1

A adoção do futebol por Konrad foi, desta forma, uma medida para envolver os alunos, buscando brechas para romper com o clima de hostilidade que pairava. Com isso, ele poderia ensinar a língua inglesa e ao mesmo tempo dar lições de companheirismo, respeito e união aos garotos.

O filme mostra a força da escola e do esporte na habilitação e na inserção dos jovens na vida social. Esta fase escolar, entretanto, pode ter uma orientação segregacionista, com classes sociais rígidas que não se comunicam, ou pode ter uma orientação baseada no diálogo e na cooperação. Através desta complexa dinâmica, com progressos e regressos, as mentalidades evoluem e a sociedade se organiza. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar.


Carolina Maria Ruy é jornalista, coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical

 

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Vote pra valer! Não desperdice o seu direito conquistado

Apostilas de Formação

A descrença com a política é compreensível frente à flagrantes de corrupção, de mau uso do patrimônio público e da precária oferta de serviços e...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL