Moça com brinco de pérola (Girl With a Pearl Earring)

02 maio 2012 . 17:01

2003, Inglaterra Peter Webber

FONTE: Carolina Maria Ruy

moca

O quadro do artista Johannes Vermeer chamado Moça com brinco de pérola, pintado entre os anos de 1665/6 virou livro no século XXI e depois ganhou adaptação para o cinema. A partir do enigmático rosto da jovem da pintura a escritora Tracy Chevalier imaginou o contexto que levou o autor e a modelo a realizarem tal obra.

Sua história foi pontuada por pesquisas sobre a vida do pintor e sobre o contexto histórico em que viveu. Nas telas o filme procurou traduzir tanto o mistério quanto a harmonia das cores da pintura.

A trama gira em torno da relação que surge entre a jovem Griet (interpretada por Scarlett Johansson) e o artista Johannes Vermeer (interpretado por Colin Firth). Depois que sua família vai à falência Griet, com apenas dezessete anos, começa a trabalhar como empregada doméstica na casa de Vermeer. Ele vive numa casa cheia, com Catharina, sua esposa, a sogra e mais nove filhos, mas prefere isolar-se em seu estúdio na maior parte do tempo. O interesse da nova empregada pela pintura o deixa intrigado. O elo entre Griet e Vermeer cria um clima de tensão na casa.

Ao mesmo tempo surge um romance entre a serviçal e Pieter, o filho do açougueiro. Este romance, aparentemente aceitável naquela sociedade, acentua a imensa barreira de classes que há entre Griet e Vermeer.

Apesar da excentricidade do artista, o filme mostra o ofício da pintura como um negócio. Pintar é o ganha pão de Vermeer, e disso depende sua família. Na outra ponta deste trabalho está o patrocinador, Van Rujven (interpretado por Tom Wilkinson), retratado no filme como um homem prepotente e autoritário.

No século XVII a arte e a pintura eram profissões comuns. Os artesões eram autodidatas ou eram treinados por algum mestre, e tinham um sindicato para proteger seus interesses econômicos.

Do ponto de vista do mundo do trabalho o que salta aos olhos em Moça com brinco de pérolas, além do registro dos trabalhadores holandeses no século XVII, é a forma como estes trabalhadores, apoiados nos status de seus respectivos cargos, se relacionam. A trama evidencia relações de poder.

A pintura “Moça com brinco de pérola” está pendurada no Museu dos Mauritshuis, na Holanda.