O Germinal (Germinal)

02 maio 2012 . 17:03

1993, França Claude Berri
ogerminal“Soco no estômago”, expressão que dizemos quando alguma obra de arte nos causa choque e horror, cai bem ao filme Germinal. Produzido em 1993, o filme é baseado no romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Atoine Zola, de 1881.

Num cenário extrema miséria econômica e degradação humana, a obra relata a realidade dos operários franceses nas minas de carvão, no final do século XIX.

Com 550 metros de profundidade a mina Voreux era formada por diferentes andares. Lá, a exploração do trabalho era continua.

A chegada de Etienne (interpretado por Gerard Depardieu), um novo operário, promove importantes mudanças no cenário nas minas de carvão.

O mineiro recém chegado se espanta com a precariedade das condições de trabalho e incentiva os operários a prepararem uma greve. Juntos eles percorrem as minas da região, chamando outros trabalhadores a juntarem-se ao movimento. A greve se alastra por toda a região. Porém, companhia ameaça fazer demissões e a fome dos trabalhadores aperta.

Alguns querem voltar ao trabalho, e outros decidem continuar a greve nem que para isso tenham que dar a vida.

Tudo em vão, Etienne é expulso da vila, por ser o culpado de inculcar nas pessoas idéias de revoluções e esperanças. Os mineiros retornam quietos ao trabalho.O Germinal nos mostra as relações de exploração entre capitalistas e operários e a maturação do movimento sindical.

Na França, na época da Revolução Industrial, em respostas as inúmeras formas de explorações, os operários buscaram se reunir para manifestar sua revolta e buscar seus interesses. Para tanto, era necessário juntar forças.

O movimento operário se desenvolveu a partir da organização do sindicato e do partido, tendo como objetivo defender não apenas os interesses do associados, abrigar interesses de todo o operariado. Em 1868, durante o governo de Napoleão III, os operários franceses obtiveram o reconhecimento parcial de seus direitos de se organizarem em associações e sindicatos. Porém, o reconhecimento legal só veio a ocorrer em 1884.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Leia aqui o livro A História dos Metalúrgicos de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

VER MATÉRIA

Tonico e Tinoco cantam: Vida de Operário

Música e Trabalho

Apesar do perfil conservador e ufanista que marcava (e ainda marca) a música sertaneja, Vida de Operário, de Tonico e Tinoco, destoa da maioria, até...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons