02 maio 2012 . 17:17
1994, EUA Robert Benton
A história de um trabalhador da construção civil que chegou aos sessenta anos com um histórico de decisões “equivocadas” na vida, que vive em um quarto alugado na casa de Miss Beryl (Jéssica Tandy), sua ex-professora da pré-escola, que depois de muitos e muitos anos sem dar notícias reencontra seu filho através de um acaso que o leva a reconstituir sua vida, poderia ter um nome que sugerisse recomeço ou mesmo compaixão. Contudo, mesmo tratando-se de alguém com este perfil, a história é outra. “O Indomável Assim é minha vida” conta a história de um homem autêntico e com personalidade forte.
“Ninguém é bobo” é a tradução do título original. Donald “Sully” Sullivan (Paul Newman), o protagonista, vive em dificuldades financeiras. Para conseguir seu sustento ele precisa se dobrar a um empregador, Carl Roebuck (Bruce Willis), desonesto e arrogante, pois sua única habilidade é a construção e Carl é seu único contato profissional. Além disso, renunciou a família e não tem nenhum amor. Sully, entretanto, é o tipo que passa a impressão de quem assume seus riscos. Consciente de sua situação e de suas escolhas, ele consegue olhar a vida com otimismo e ser feliz com as coisas simples. Por isso Donald Sullivan é humilde, mas não é bobo.
O inesperado reencontro com seu filho dá a ele a oportunidade de rever a família, resgatar suas posses e dar outro rumo à sua história. Mesmo feliz em ter seu filho e neto por perto, Sully não quer mudar sua vida. Não radicalmente. Sua “nova” família deve aceita-lo com vida que ele escolheu. O Indomável quer ser dono de seu tempo e de suas decisões. Neste sentido o filme ressalta a questão da liberdade. Por outro lado, neste reencontro que marca o enredo do filme, o personagem se reconstitui como pessoa e recompõe seus pedaços deixados no caminho.
A despeito da compaixão ou da possibilidade do recomeço, a cena final, com o velho Paul Newmann confortavelmente acomodado na poltrona da já octogenária Miss Beryl, sugere que a vida do indomável Sully continuará sendo assim.
Assim é minha vida é como a vida de muitos dentre nós e esta é a sua graça. Nele o trabalhador pode se espelhar e, mesmo que não se identifique com o protagonista, é possível que identifique situações familiares.
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL