Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever)

02 maio 2012 . 17:10

1977, EUA John Badham

FONTE: Carolina Maria Ruy

embalos

“A nova geração corre alguns riscos; se forma no colégio, procura um emprego, resiste aos problemas. E uma vez por semana, nas noites de sábado, ela explode.” Com estas frases o jornalista Nik Cohn referia-se aos jovens do distrito de Bay Ridge, no Brooklyn, em sua matéria Tribal Rites of the New Saturday Night¹, capa do jornal New York Post, de junho de 1976. Tal artigo inspirou o filme Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever) de 1977, estrelado por John Travolta e Karen Gorney.

Embora seja lembrado principalmente pelas danças e pela música Stayin Alive (ícone da discoteca dos anos 1970) do grupo Bee Gees, o filme Os Embalos de Sábado à Noite retrata o drama dos jovens trabalhadores em busca de identidade, de inserção social e de uma integração ao imponente mundo da moda.

A imagem inicial do filme é a Ponte Brookyn (Brooklyn Bridge), que conecta os bairros nova-iorquinos Brooklyn e Manhattam. Não à toa. A nobre e sofisticada Manhattam, faz contraponto com o suburbano Brooklyn, onde se passa a história. O protagonista Tony Manero (papel que consagrou John Travolta) é, durante o dia, vendedor de uma loja de tintas e utensílios para o lar e, nas noites de sábado, o imbatível rei da disco dance. O contraste de situações do filme marca o idealismo da juventude: onde se está e onde se quer chegar. Nas noitadas, o brilho das pistas de dança, e no dia a dia a opressão e incompreensão da família e a obrigação do trabalho brutalizante e mal pago.

Jovem idealista Tony não questiona, a princípio, sua situação. Só o faz após o suicídio de seu amigo, que se atira da Ponte Brookyn, simbolizando a dureza da passagem da adolescência à idade adulta. Mas antes disso o rei das pistas simplesmente vê o mundo com otimismo. Prova disso é a cena em que ele se sente prestigiado pelo patrão quando recebe um irrisório aumento salarial de dois dólares. Esta é uma passagem muito interessante que ressalta os contrastes do filme. O Tony dançarino é o grandioso ídolo, exemplo de beleza e de estilo, cobiçado por todos que estão à sua volta. O Tony trabalhador é um humilde funcionário, sem posses que, ao se contentar com pouco, parece começar do zero a construir sua vida profissional. Quando ridicularizado pelo pai ele rebate dizendo que o que mais importa não é o dinheiro em si, mas o reconhecimento. Até seu patrão se espanta com o entusiasmo do jovem e resolve subir mais o salário para o valor, ainda irrisório, de quatro dólares. De qualquer maneira, com seus olhos otimistas Tony Manero entende o gesto como um incentivo. Ele busca sucesso e reconhecimento.

Sua história começa a mudar quando ele põe os olhos numa moça aparentemente refinada, que o leva a atravessar a ponte e chegar à Manhattam. A partir daí ficam claras as limitações do mundo de Tony Manero e suas aspirações são redirecionadas.

Embalos de Sábado à Noite mostra a jornada rumo à reordem do status quo, a busca por um emprego em Manhattan na tentativa de ascender socialmente.

¹Ritos Tribais da Nova Noite de Sábado

Comentários

  • Marcus says:

    O filme é um drama, com narrativa triste, que mostra a triste realidade nos EUA de filhos de imigrantes que tentam, a todo custo, se sobressair numa sociedade que está pouco se lixando para eles. O refresco para estes jovens é exatamente a vida noturna onde têm uma imersão nos submundo de musica, bebida, droga, romances superficiais e brigas territoriais – e, desta maneira, se destacam na pequena, superficial e insignificante bolha social que vivem. Vale a pena assistir, é um clássico dos anos 70.



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Leia aqui o livro A História dos Metalúrgicos de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

VER MATÉRIA

Tonico e Tinoco cantam: Vida de Operário

Música e Trabalho

Apesar do perfil conservador e ufanista que marcava (e ainda marca) a música sertaneja, Vida de Operário, de Tonico e Tinoco, destoa da maioria, até...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons