Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever)

02 maio 2012 . 17:10

1977, EUA John Badham

FONTE: Carolina Maria Ruy

embalos

“A nova geração corre alguns riscos; se forma no colégio, procura um emprego, resiste aos problemas. E uma vez por semana, nas noites de sábado, ela explode.” Com estas frases o jornalista Nik Cohn referia-se aos jovens do distrito de Bay Ridge, no Brooklyn, em sua matéria Tribal Rites of the New Saturday Night¹, capa do jornal New York Post, de junho de 1976. Tal artigo inspirou o filme Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever) de 1977, estrelado por John Travolta e Karen Gorney.

Embora seja lembrado principalmente pelas danças e pela música Stayin Alive (ícone da discoteca dos anos 1970) do grupo Bee Gees, o filme Os Embalos de Sábado à Noite retrata o drama dos jovens trabalhadores em busca de identidade, de inserção social e de uma integração ao imponente mundo da moda.

A imagem inicial do filme é a Ponte Brookyn (Brooklyn Bridge), que conecta os bairros nova-iorquinos Brooklyn e Manhattam. Não à toa. A nobre e sofisticada Manhattam, faz contraponto com o suburbano Brooklyn, onde se passa a história. O protagonista Tony Manero (papel que consagrou John Travolta) é, durante o dia, vendedor de uma loja de tintas e utensílios para o lar e, nas noites de sábado, o imbatível rei da disco dance. O contraste de situações do filme marca o idealismo da juventude: onde se está e onde se quer chegar. Nas noitadas, o brilho das pistas de dança, e no dia a dia a opressão e incompreensão da família e a obrigação do trabalho brutalizante e mal pago.

Jovem idealista Tony não questiona, a princípio, sua situação. Só o faz após o suicídio de seu amigo, que se atira da Ponte Brookyn, simbolizando a dureza da passagem da adolescência à idade adulta. Mas antes disso o rei das pistas simplesmente vê o mundo com otimismo. Prova disso é a cena em que ele se sente prestigiado pelo patrão quando recebe um irrisório aumento salarial de dois dólares. Esta é uma passagem muito interessante que ressalta os contrastes do filme. O Tony dançarino é o grandioso ídolo, exemplo de beleza e de estilo, cobiçado por todos que estão à sua volta. O Tony trabalhador é um humilde funcionário, sem posses que, ao se contentar com pouco, parece começar do zero a construir sua vida profissional. Quando ridicularizado pelo pai ele rebate dizendo que o que mais importa não é o dinheiro em si, mas o reconhecimento. Até seu patrão se espanta com o entusiasmo do jovem e resolve subir mais o salário para o valor, ainda irrisório, de quatro dólares. De qualquer maneira, com seus olhos otimistas Tony Manero entende o gesto como um incentivo. Ele busca sucesso e reconhecimento.

Sua história começa a mudar quando ele põe os olhos numa moça aparentemente refinada, que o leva a atravessar a ponte e chegar à Manhattam. A partir daí ficam claras as limitações do mundo de Tony Manero e suas aspirações são redirecionadas.

Embalos de Sábado à Noite mostra a jornada rumo à reordem do status quo, a busca por um emprego em Manhattan na tentativa de ascender socialmente.

¹Ritos Tribais da Nova Noite de Sábado

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons