02 maio 2012 . 11:06
Humor e inteligência são os aspectos mais marcantes dos filmes de Woody Allen. Através deste verniz ele aborda, recorrentemente, o tema da produção cultural como um ofício.
FONTE: Carolina Maria Ruy
Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway)
1994, EUA
Woody Allen
Com John Cusack Dianne Wiest Chazz Palminteri
Em Tiros na Broadway este tema se desenvolve através do paradoxo entre a liberdade de criação e a necessidade de enquadramento no mercado. Enquanto o dramaturgo profissional, formado, não consegue ir além daquilo que aprendeu na escola, o gangster, de autêntico espírito livre, não cogita a possibilidade de concretizar seu potencial criativo, transformando-o em arte.
O filme Poucas e Boas, de 1999, do mesmo diretor, complementa esta ideia, discorrendo sobre a vida de um músico com talento único para extrair do violão as mais belas canções, com invejável naturalidade, mas que sendo um excêntrico, um desajustado por natureza, não consegue levar sua carreira muito adiante.
Trata-se de um dilema universal que contrapõe a criação, no sentido mais amplo, para além do sentido artístico, e a capacidade de realização de projetos.
O filme trata, portanto, de inventividade e senso prático: duas qualidades fundamentais para o avanço da humanidade, para a hominização do homem. Qualidades que nos desafiam a combiná-las.
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL