Um Doce Olhar (Bal)

por Memória Sindical. 02 maio 2012 . 12:54

O ritmo lento do filme Um Doce Olhar contrasta com a dinâmica de suas cores. Este contraste expõe a lógica da floresta: exuberante, imponente e sazonal.

FONTE: Carolina Maria Ruy

umdoce

Um Doce Olhar (Bal)
Turquia/Alemanha, 2010
Semih Kaplanoglu

Em seu ritmo a floresta, na região montanhosa da Turquia, dá as condições para, por exemplo, a produção do mel pelas abelhas, e da extração do mel pelo homem. E é desta atividade, sustentada pelos humores da floresta, que sobrevive a família de Yussuf, um menino em idade pré-escolar.
Seu pai, o apicultor Yakup (Erdal Beşikçioğlu), não é homem de muitas palavras, tampouco de muita abstração. Yakup é homem de objetos, de sentidos, de percepção e matéria. Como um artesão, ele realiza elegantemente seu oficio e cria com esmero o único filho, o pequeno Yussuf.
A beleza das imagens e da convivência harmônica entre ele, Yussuf e sua mulher, é uma ode à vida rural, simples e próxima da natureza, e à capacidade do corpo humano de realizar trabalho.
Por outro lado é surpreendente constatar que esta história se passa nos dias atuais e não há cem ou há mil anos. E, no decorrer do filme, todo seu encanto revela-se sustentado por uma linha tênue. Se por um momento o ambiente rústico seduz por remeter à vida bucólica, por outro ele mostra suas armadilhas. A vida, neste caso, orquestrada pelas leis de um cenário natural denso, cresce por conta própria, à revelia de qualquer intervenção.
E assim, como o filme coloca sutilmente, gerações caminham lentamente. Adaptando-se lentamente à seu tempo. Buscando, lentamente, dominar a palavra. E fazer com que a palavra e a ideia imperem sobre a matéria.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Vote pra valer! Não desperdice o seu direito conquistado

Apostilas de Formação

A descrença com a política é compreensível frente à flagrantes de corrupção, de mau uso do patrimônio público e da precária oferta de serviços e...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL