Zodíaco (Zodiac)

03 maio 2012 . 10:47

EUA, 2006 Gabriele Muccino com Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton.

zodiaco

O cubo mágico, aquele quebra-cabeça tridimensional em que se deve encaixar as cores, é a metáfora da condição de Chris Gardner (Will Smith), no filme Em Busca da Felicidade. Desempregado, abandonado pela mulher e com um filho para criar Gardner luta obstinadamente para entrar no mercado de trabalho.
A falta de dinheiro leva a que ele e o filho sejam despejados do apartamento e obrigados a dormir em abrigos, casas de banho ou qualquer local que sirva de refúgio para passar a noite. Apesar de todas as dificuldades, Chris continua a ser um pai carinhoso e cuidados. A confiança e o afeto do filho são a mola propulsora para seguir em frente.

Depois de muitas amarguras e devido à sua persistência, Chris Gardner força uma carona de táxi com um executivo da empresa de corretagem em que pleiteia um cargo. O acaso, então, dá a ele a chance de mostrar sua inteligência ao montar o cubo mágico que o executivo a tempos tentava montar em vão. Foi a senha para atrair a atenção de um possível empregador.

Para Chris alinhar as cores do quadrado não passava de uma brincaderia de criança. Seu desafio real era montar as peças de sua vida devassada pelo desemprego em um mercado competitivo e retraído, e voltar a ser um cidadão. Mas, tendo impressionado o executivo com sua habilidade em resolver problemas difíceis, ele consegue concorrer a uma vaga de estagiário na empresa.

Tal estágio consistia em trabalhar de graça por seis meses, com a possibilidade futura de uma contratação. Ele aceita e, no fim, consegue se efetivar. Esta conclusão do filme é trabalhada com uma sensibilidade que faz de nós cúmplices, realmente contentes com sua conquista. A maneira como o protagonista agarra sua grande chance prenuncia uma carreira de sucesso.

De fato, conforme conta a história real, Chris Gardner, com o tempo e com uma trajetória calcada em muito esforço, abnegação e dedicação, tornou-se um profissional de sucesso chegando a virar um dos acionistas da empresa.

É uma historia de respeito. Mas o livro e o filme trazem implícita a idéia de que “vencer na vida” é apenas uma questão de correr atrás. O filme mostra com clareza a trajetória do self made man, explicitando a ideologia norte americana do caminho individual, independente do Estado. Tanto é assim que o próprio título do filme tem origem em um princípio consagrado na declaração de independência dos Estados Unidos (1776), que Thomas Jefferson tornou famosa: “life, liberty, and the pursuit of happiness” (Vida, liberdade e a procura da felicidade).
Ora, nós sabemos que o desemprego não é um opção individual. Não é resultado de postura negligente e insolente perante à sociedade. Nós sabemos que o desemprego estrutural é um mecanismo natural da sociedade capitalista, em que o desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura (de trabalhadores), resulta das mudanças da estrutura da economia. Neste caso a história Chris Gardner é muito mais um exemplo de caráter pessoal do que uma pista para superar o desemprego.

O interessante do filme é observar como um homem encontra firmeza e determinação para ultrapassar as mais baixas dificuldades. Observar a solidez do caráter. Interessante também é construção da história, permeada por símbolos: a criança que perde seu Capitão América de plástico, em um momento de desconstrução de mitos, os carros conversíveis, com gente luxuosa que atravessa o caminho de Chris, o quebra cabeças.