Maria Firmina dos Reis

15 ago 2022 . 03:14

Maria Firmina dos Reis, São Luís (MA), 11/03/1822 – Guimarães (MA), 11/11/1917. Escritora

Filha fora do casamento de João Pedro Esteves e Leonor Felipe dos Reis, é considerada a primeira romancista brasileira.

Em 1847, aos 22 anos, Maria Firmina foi aprovada em um concurso público para a Cadeira de Instrução Primária, sendo a primeira professora concursada de seu Estado. Demonstrou seu talento ao publicar “Úrsula” em 1859, não apenas o primeiro romance abolicionista como também o primeiro escrito por uma mulher negra no Brasil.

“Em sua literatura, os escravos são nobres e generosos. Estão em pé de igualdade com os brancos e, quando a autora dá voz a eles, deixa que eles mesmos contem suas tragédias. O que já é um salto imenso em relação a outros textos abolicionistas”, disse ao Portal CULT, Régia Agostinho da Silva, professora da Universidade Federal do Maranhão e autora do artigo “A mente, essa ninguém pode escravizar: Maria Firmina dos Reis e a escrita feita por mulheres no Maranhão”.

O romance “Úrsula” consagrou Maria Firmina como escritora e também foi o primeiro romance da literatura afro-brasileira, entendida esta como produção de autoria afrodescendente. Em 1887, no auge da campanha abolicionista, a escritora publica o livro “A Escrava”, reforçando sua postura antiescravista. Ao aposentar-se, em 1880, fundou uma escola mista e gratuita.

Maria morreu aos 92 anos, na cidade de Guimarães.

Em 1975 recebeu uma homenagem póstuma de José Nascimento Morais Filho, que publicou a primeira biografia da escritora, “Maria Firmina: fragmentos de uma vida”.

Saiba mais sobre Maria Firmina dos Reis no vídeo do Observatório do Terceiro Setor:

Fontes: Fundação Palmares, Portal Cult, Observatório do Terceiro Setor