Oswald de Andrade

15 ago 2022 . 02:52

Oswald de Andrade (José Oswald de Sousa de Andrade), São Paulo (SP), 11/01/1890 — São Paulo (SP), 22/10/1954. Poeta, escritor

Oswald de Andrade estreou como jornalista em 1909, no Diário Popular, que publicou seu primeiro artigo “Penando”, uma reportagem da excursão do presidente Afonso Pena aos Estados do Paraná e Santa Catarina. Nesse mesmo ano, iniciou-se como crítico teatral.

Em 1911, fundou a revista semanal “O Pirralho”, que ele mesmo dirigiu, junto com Alcântara Machado e Juó Bananère. O semanário contava, entre outros colaboradores, com o pintor Di Cavalcanti.

Em 1912, Oswald de Andrade fez sua primeira viagem à Europa. De volta a São Paulo, alugou um apartamento na Rua Líbero Badaró, o local era frequentado por muitos intelectuais, entre eles: Monteiro Lobato, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade.

Veio com as novidades de vanguarda como o “Manifesto Futurista” de Marinetti. Revolucionário acima de tudo, procurou sempre agitar o meio artístico, defendendo os propósitos inovadores da pintura expressionista de Anita Malfatti.

Em 1917 sua revista o Pirralho foi fechada. Nesse mesmo ano, em sua coluna no Jornal do Comércio defende Anita Malfatti das críticas de Monteiro Lobato.

Em 1918, Oswald de Andrade formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, mas nunca advogou. Iniciou uma amizade com Mário de Andrade, e juntos representaram as principais lideranças no processo de implantação e definição da literatura modernista no Brasil.

Oswaldo de Andrade era irônico e gozador, teve uma vida atribulada, foi militante político, foi o idealizador dos principais manifestos modernistas. Ao lado da pintora Anita Malfatti, do escritor Mário de Andrade e de outros intelectuais organizou a Semana de Arte Moderna de 1922.

Participou intensamente da Semana de Arte Moderna de 22 atuando sobre o desenrolar dos fatos, e contaminando seus contemporâneos com o entusiasmo vibrante, às vezes irreverente.

Oswald de Andrade lançou em 18 de março de 1924, um dos mais importantes manifestos do Modernismo o Manifesto Pau-Brasil, publicado no Correio da Manhã.

Explicando o nome do manifesto, o autor diz “Pensei em fazer uma poesia de exportação. Como o pau-brasil foi a primeira riqueza brasileira exportada, denominei o movimento Pau-Brasil”.

No início de 2022, por ocasião dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, foi lançado pela editora Companhia das Letras, o livro “Diário confessional”, organizado por Manuel da Costa Pinto. Editora. Trata-se de um diário escrito por Oswald entre 1948 e 1954 e que ele pretendia que fosse lançado em 1991. Foi lançado com 21 anos de atraso.

Fonte: Ibiografia