Pelé

15 ago 2022 . 00:55

Pelé (Edson Arantes do Nascimento), Três Corações (MG), 23/10/1940. Futebolista

Pelé nasceu Edson Arantes do Nascimento em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais e faleceu em São Paulo-SP no dia 29 de dezembro de 2022.Filho de João Ramos do Nascimento e Celeste Arantes. Ele era o mais velho de dois irmãos, e recebeu o nome do inventor americano Thomas Edison . Seus pais decidiram remover o “i” e chamá-lo de “Edson”, mas houve um erro de digitação em sua certidão de nascimento, levando muitos documentos a mostrar seu nome como “Edison”, não “Edson”, como era chamado . Ele foi originalmente apelidado de “Dico” por sua família. Recebeu o apelido de “Pelé” nos tempos de escola, quando, segundo consta, o recebeu por causa da pronúncia do nome de seu jogador preferido, o goleiro local do Vasco da Gama , Bilé, que ele falava mal, mas quanto mais reclamava mais ele grudava. Em sua autobiografia, Pelé afirmou que não fazia ideia do significado do nome, nem seus velhos amigos. Além da afirmação de que o nome é derivado de “Bilé”, e que é hebraico para “milagre” (פֶּ֫לֶא), a palavra não tem significado conhecido em português .

Pelé cresceu na pobreza em Bauru , no estado de São Paulo . Ele ganhava um dinheiro extra trabalhando em casas de chá como criado. Ensinado a jogar pelo pai, ele não tinha dinheiro para uma bola de futebol de verdade e geralmente jogava com uma meia recheada com jornal e amarrada com barbante ou com uma toranja. Jogou por vários times amadores na juventude, incluindo Sete de Setembro , Canto do Rio , São Paulinho e Ameriquinha . Pelé levou os juniores do Bauru Atlético Clube (treinado por Waldemar de Brito ) a dois campeonatos paulistas juvenis.[13] Em meados da adolescência, ele jogou por um time de futebol de salão chamado Radium. O futebol de salão acabava de se popularizar em Bauru quando Pelé começou a jogá-lo. Participou da primeira competição de futsal (futebol de salão) da região. Pelé e sua equipe venceram o primeiro campeonato e vários outros.

Segundo Pelé, o futsal (futebol de salão) apresentou desafios difíceis: ele disse que era muito mais rápido do que o futebol na grama, e que os jogadores precisavam pensar mais rápido porque todos estão próximos uns dos outros no campo. Pelé dá crédito ao futsal por ajudá-lo a pensar melhor na hora. Além disso, o futsal permitiu que ele jogasse com adultos quando tinha cerca de 14 anos. Em um dos torneios de que participou, foi inicialmente considerado muito jovem para jogar, mas acabou se tornando o artilheiro com 14 ou 15 gols. “Isso me deu muita confiança”, disse Pelé, “eu sabia então não ter medo do que viesse”.

Início da Carreira
Com 10 anos, Pelé começou a carreira de jogador de futebol no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, em São Paulo, onde conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.

Santos Futebol Clube
Ainda em 1956, Pelé foi levado para treinar no Santos F.C., pelo também jogador, Waldemar de Brito. Em jogo treino, Pelé fez quatro gols, onde seu time ganhou de 6 a 1.

Sua primeira partida oficial foi no dia 7 de setembro de 1956, em um jogo amistoso entre Santos e Corinthians. O resultado foi de 7 a 1 para o Santos, com dois gols de Pelé.

Pelé

Na contagem de 1000 gols da carreira, este foi o primeiro oficializado. Pelé levou o Santos a conquistar muitos títulos. Em 1974 fez o seu último jogo com a camisa do Santos.

Títulos conquistados no Santos
Bicampeão da Taça Libertadores da América (1962 e 1963)
Bicampeão Mundial de Interclubes (1962 e 1963)
Campeão da Taça de Prata (1968)
Cinco vezes campeão da Taça Brasil (1961, 62, 63, 64 e 65)
Quatro vezes campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Rio-São Paulo (1959. 1963,1964 e 1966)
25 títulos de torneios no exterior:
Seleção Brasileira
Pelé fez sua estreia na seleção brasileira no dia 7 de julho de 1957, com 16 anos, na Copa Rocca, no jogo contra a Argentina, no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, onde marcou seu “primeiro gol pela seleção”, porém o Brasil perdeu por 2 a 1.

Em 1958, na Copa do Mundo na Suécia, Pelé começou a usar a camisa n.º 10, que se tornou sua marca. Nos dois primeiros jogos ele ficou na reserva, só vindo a jogar na terceira partida, contra a União Soviética.

Na partida, Garrincha marcou o primeiro gol e Pelé deu assistência ao segundo gol de Vavá. No jogo seguinte, Pelé marcou o segundo gol na vitória sobre a Inglaterra, conquistando o seu primeiro gol na Copa.

No jogo final contra a França, no dia 29 de junho, Pelé marcou dois gols quando o Brasil foi campeão mundial vencendo a Suécia por 5 a 2. Pelé tornou-se o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 1962, no Chile, Pelé já era considerado o melhor jogador do mundo. Na primeira partida contra o México, Pelé foi fundamental na vitória por 2 a 0.

No jogo seguinte, contra a Tchecoslováquia, Pelé sofreu uma distensão muscular e ficou fora da equipe. Quem brilhou no seu lugar foi o jogador Garrincha, quando o Brasil conquistou a segunda Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, embora o Brasil estivesse formado com um time de grandes jogadores como Pelé, Garrincha, Gilmar, Djalma Santos, Jairzinho, Gérson e Tostão, disputou apenas três partidas, sendo eliminado na primeira rodada.

Na Copa do Mundo de 1970 no México, sob o comando do técnico Zagallo, o Brasil jogou seis partidas e conquistou seis vitórias. O Rei Pelé marcou quatro gols e protagonizou alguns dos lances mais bonitos da história do futebol.

Na final, Brasil e Itália entraram em campo na disputa pelo tricampeonato mundial e consequentemente a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Em uma cabeçada, Pelé abriu o placar.

Em seguida, a Itália empatou. No segundo tempo, Gérson fez 2 a 1, Jairzinho fez 3 a 1 e Carlos Alberto, em uma bola rolada por Pelé, fez 4 a 1, conquistando o tricampeonato e definitivamente a Taça Jules Rimet.

Em 1971, Pelé decidiu se aposentar da Seleção Brasileira e sua despedida se fez em dois jogos. A primeira partida foi realizada em 11 de julho, contra a Áustria, no Estádio do Morumbi, São Paulo, que terminou empatada em 1 a 1.

A segunda partida foi no Estádio do Maracanã em 18 de julho, contra a Iugoslávia, com o placar de 2 a 2. Pelé que atuou apenas no primeiro tempo, deu a volta olímpica no intervalo da partida.

New York Cosmos
Pelé jogou também no New York Cosmos no período de 1975 a 1977 ano em que conquistou o Campeonato da Liga Americana – NASL. A última partida pelo time americano foi no Giants Stadium em 1 de outubro de 1977. Foi eleito presidente honorário do New York Cosmos.

Número de Gols de Pelé
Santos

De 1965 a 1974 – 1144 jogos – 1124 gols
Seleção Brasileira

De 1957 a 1971 – 114 jogos – 95 gols
Cosmos

De 1975 a 1977 – 108 jogos – 63 gols
Pelé totalizou 1282 gols em sua carreira, conquistado em 1366 partidas oficiais. O milésimo gol de Pelé, que entrou para a história, foi marcado no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969, na cobrança de um pênalti, no jogo entre Santos e Vasco.

Leia também:

Pelé: o rei brasileiro que veio de outro planeta – Osvaldo Bertolino 

Fonte: Wikipedia; https://www.ebiografia.com/pele/

Comentários

Show Buttons
Hide Buttons