Trabalhadores realizam ato e lançam GT da CNV

23 jul 2013 . 13:48

trabalhadores-1As atividades do Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”, da Comissão Nacional da Verdade (CNV) começou oficialmente com a realização do Ato Sindical Unitário, dia 22 de julho de 2013, na sede do Sindicato Nacional dos Aposentados. No Ato, que teve a participação da coordenadora da CNV, Rosa Cardoso, das centrais sindicais e de dirigentes sindicais, os trabalhadores reivindicaram a reparação das atrocidades que sofreram durante a ditadura militar e o reconhecimento político do papel da classe trabalhadora contra o golpe militar.

Arnaldo Gonçalves, secretário-geral  do Sindicato Nacional dos Aposentados, que em 1983 era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos, e Jair Meneguelli, que foi presidente da CUT,  foram indicados para falar sobre a greve geral daquele ano. Meneguelli não compareceu e enviou Djalma Bom como seu representante, que relatou a perseguição policial que os sindicalistas sofreram em 1983 dentro da igreja na praça da matriz.

Já Gonçalves afirmou que a greve de 1983 foi um importante passo para a democracia. Dois anos depois, em 1985, o Brasil teve ainda eleição indireta e elegeu  Tancredo Neves para a presidência da República, que morreu sem assumir o cargo. A presidência foi ocupada por José Sarney. “O papel da Comissão Nacional da Verdade”, disse Gonçalves, “ será de resgatar a verdade e a reparação das injustiças que foram cometidas nos anos que duraram a ditadura.  Os crimes devem ser punidos pois muitos foram torturados e mortos”.

Durante o ato, João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, declarou que “nada se faz só com a sua tendência política. Étrabalhadores-2 importante a unidade de ação. Foi assim em 1978, em 1983 e em 11 de julho de 2013”. Outro ponto importante, destacou Juruna, é a necessidade de “reconstituir a história dos trabalhadores brasileiros que foi dizimada. Os dirigentes devem verificar os papeis que seus sindicatos tiveram. A unidade de ação é um importante passo no presente e no futuro”, observou.

O ato foi apresentado por Ruth Coelho Monteiro, secretária nacional de Direitos Humanos e Cidadania da Força Sindical, e por Expedito Solaney, secretário de políticas sociais da CUT. O dia 22 de julho foi a data escolhida para lembrar a greve geral de 21 de julho de 1983, que ajudou a por fim a ditadura militar no Brasil.

A presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart,  gravou um depoimento sobre a  greve de 1983. “Não teve greve de transportes, mas a maioria não foi trabalhar, o que significa que os trabalhadores seguiram a orientação dos sindicatos”.

Para Rosa Cardoso, o golpe foi contra os trabalhadores, contra o que “chamavam a república sindical”. Um dos momentos emocionantes no ato foi o depoimento gravado pelo sindicalista José Ibrahim, no dia 5 de abril de 2013. Ele faleceu na madrugada de 2 de maio. Segundo ele, “o golpe era contra nós”, disse referindo-se aos trabalhadores. “A primeira medida dos militares ”, explicou, “foi a intervenção em mais de 400 sindicatos e a prisão de seus dirigentes, que foram torturados e mortos. Temos que ter atitude ativa na Comissão Nacional da Verdade”, ressaltou.

No ato, dirigentes de todas as centrais sindicais deram depoimentos sobre o período da ditadura.

Fonte: Força Sindical

Comentários



ÚLTIMAS DE

Comissão Nacional da Verdade

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons