The Commitments – Loucos pela Fama

por Memória Sindical. 29 nov 2013 . 11:21

thecommitments

The Commitments – Loucos pela Fama (The Commitments)
Alan Parker
EUA e Reino, 1991
Com Robert Arkins, Colm Meaney, Andrew Strong, Maria Doyle

O jovem Jimmy Rabbitte quer levar a soul music para Dublin. Para isso ele forma uma banda de negros irlandeses. Só que esses negros são brancos, loiros e de olhos claros. Para ele ser negro é um estilo de vida, uma cultura e uma história. Não a cor da pele.


Por Carolina Maria Ruy

A soul band formada por Rabbitte, The Commitments, sintetiza a identidade operária da periferia dublinense. E a fotografia do filme, que capta a estética underground dos guetos da cidade, confirma a força desta matéria prima para a produção cultural.

O filme mostra que a pobreza financeira, promovida pelo capitalismo, é universal. A forma como se organizam os trabalhadores das classes mais baixas, com suas grandes famílias, é similar em Dublin, em Chicago, em São Paulo. O operariado está além dos costumes que definem e diferenciam as elites no âmbito histórico e geográfico. Ele é em si, mesmo sem buscar por isso, uma cultura própria. Uma cultura tão concreta quanto as leis da natureza. Em qualquer lugar as necessidades urgentes demandam duas qualidades fundamentais: improviso e criatividade.

thecommitments-2

Por isso as expressões artísticas e culturais populares, neste caso, o blues, o jazz e o soul, são ao mesmo tempo específicas e universais. E, por isso uma verdadeira banda de soul, formada no bojo da cultura de um povo sofrido, faz sentido para o público. Daí o sucesso repentino dos Commitments no filme.

Jimmy defende seu sonho em montar uma banda de música negra afirmando uma sentença que define o filme: “os irlandeses são os negros da Europa e os dublinenses são os negros mais negros da Irlanda”.

Mas é justamente nesta tentativa de definição que a obra escorrega. A combinação das imagens, das músicas e dos hábitos já passa a mensagem de Jimmy. E o faz de forma elegante e inteligente. O excesso de discurso do protagonista torna o filme didático e infantilizado. Ela não precisava explicar o que soul já deixa claro!


Carolina Maria Ruy é jornalista, coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons