27 jan 2014 . 11:46
Dez centrais sindicais realizam no dia 1º de fevereiro de 2014, sábado, às 13 horas, o Ato Sindical Unitário Unidos, Jamais Vencidos.
No evento serão homenageados mais de 500 trabalhadores dos municípios da Grande São Paulo que sofreram perseguição e repressão do regime militar e das empresas no período da ditadura.
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, a doutora Rosa Cardoso, membro da Comissão Nacional da Verdade e coordenadora do GT dos Trabalhadores e João Vicente Goulart, presidente do Instituto João Goulart e filho do ex presidente, deverão estar presentes.
O Ato, que integra ações do Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical, da Comissão Nacional da Verdade, será realizado no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo (SP). O anseio do GT é estimular a realização de atos que relembrem os fatos históricos daquele período, em especial, as intervenções nos sindicatos e perseguições aos trabalhadores.
Os homenageados receberão um diploma de reconhecimento por suas ações na luta democrática e os que foram assassinados por agentes do Estado naquele período serão homenageados in memoriam.
O Ato Sindical Unitário tem ainda o objetivo de lembrar os 50 anos de instauração da ditadura civil militar no Brasil.
O Teatro Cacilda Becker fica junto ao Paço Municipal, no centro da cidade de São Bernardo do Campo.
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL