Guarino Fernandes dos Santos

15 ago 2022 . 01:45

Guarino Fernandes dos Santos, Maria da Fé (MG), 26/07/1925 – Sorocaba (SP), 11/09/1987. Ferroviário, sindicalista

Guarino Fernandes dos Santos (Maria da Fé, 26 de julho de 1925) desempenhou papéis como dirigente sindical e político no Brasil. Filho de um ferroviário, ele foi membro da juventude do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e serviu como presidente da União dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana por 14 anos consecutivos. Além disso, exerceu o cargo de vereador em Sorocaba no período de 1959 a 1963 e foi eleito deputado estadual por São Paulo, embora tenha sido cassado antes de tomar posse.

Guarino Fernandes dos Santos enfrentou prisões e perseguições durante o regime ditatorial devido à sua participação ativa nas principais lutas operárias entre 1942 e 1987. Ele também é o autor do livro “Nos Bastidores da Luta Sindical” (132 páginas, São Paulo: Ícone Editora Ltda, 1987), onde compartilha detalhes sobre a luta sindical, suas experiências e as de seus colegas.

Em homenagem a seu legado, uma rua em Sorocaba, localizada no bairro de Jardim Santa Bárbara, foi nomeada como Rua Guarino Fernandes dos Santos. Ele é pai do sindicalista Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).