Maria Tomásia Figueira Lima

15 ago 2022 . 03:13

Maria Tomásia Figueira Lima, Sobral (CE), 1826 – 1902. Ativista, abolicionista

Maria Tomásia Figueira Lima foi uma aristocrata, casada com o abolicionista Francisco de Paula de Oliveira Lima. Ela lutou pela abolição da escravatura no Ceará fosse adiantada, sendo uma das maiores articuladoras do movimento abolicionista do estado. Segundo o Observatório do Terceiro Setor, Tomásia foi a cofundadora e primeira presidente da Sociedade das Cearenses Libertadoras, entidade que mais lutou em prol desta causa na época que reunia 22 mulheres de famílias influentes que argumentavam a favor do fim da escravidão.

A matéria “A aristocrata que lutou para que a abolição no Ceará fosse adiantada”, de Isabela Alves, afirma que: “Ao fim da primeira reunião, elas assinaram 12 cartas de alforria e, posteriormente, conseguiram que os senhores de engenho assinassem mais 72. O grupo chegou a conseguir apoio financeiro até do Imperador Dom Pedro II. O movimento também promovia reuniões abertas ao público e nestes eventos as mulheres da Sociedade sempre ressaltavam a importância da libertação dos escravizados. As mulheres também recorriam aos jornais e clamavam pela abolição de toda a província”.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor